Saiba quais são os diferentes tipos de curativos

5 passos para evitar as doenças respiratórias no inverno
26 de julho de 2022
Dicas para manter a sua barba bonita
9 de agosto de 2022
Exibir tudo

Saiba quais são os diferentes tipos de curativos

O curativo é um meio para limpar e proteger uma ferida. Ele ajuda na limpeza, na cicatrização, previne as infecções e as contaminações. Mas os curativos podem ter funções específicas, cada uma delas indicada para diferentes tipos de machucados e ferimentos. Conheça os principais:

Água e sabão

Para os ferimentos mais simples do dia a dia, a limpeza com água e sabão neutro é a mais comum e eficaz. Evita a contaminação e as possíveis infecções.

Antissépticos

O mais utilizado é o álcool 70%, que auxilia na eliminação de vírus e bactérias das mãos, e serve para a limpeza de alguns machucados mais simples, como os arranhões. Antissépticos à base de clorexidina também são comuns e se tornaram conhecidos popularmente pelo nome da marca: o Merthiolate.

Curativos adesivos

É o famoso Band-Aid. Sua indicação é para os cortes ou machucados que não podem ter contato com outras substâncias. Ajudam a evitar o atrito e aceleram a cicatrização.

Gaze, atadura e esparadrapo

Para os cortes e ferimentos maiores que não podem ser cobertos pelo curativo adesivo, é possível utilizar a gaze e fixá-la com o esparadrapo. Porém, não utilize a gaze que solte fios no machucado e nem aplique o esparadrapo, diretamente, na ferida.

Hidrocoloide

Possui o diferencial de ser à prova d’água e, facilmente, aplicado em dobras do corpo, como os joelhos e cotovelos. Ajuda a manter a limpeza, a umidade e a proteção do machucado. Mas deve ser utilizado em ferimentos sem infecção.

Alginato

É indicado para absorver a secreção de feridas. Ao contrário do esparadrapo que não deve ser colocado sobre um ferimento, os curativos com alginato devem ser postos, diretamente, sobre a ferida. Ele possui as propriedades de algas que transformam a secreção em gel.

Hidrogel

Para as úlceras, queimaduras de segundo grau e necroses, o hidrogel auxilia ao manter a umidade e colabora para retirar as partes mortas de uma ferida sem provocar dor no paciente.

Carvão ativado

São curativos que possuem prata em sua fórmula. Ela é perfeita para as feridas que possuem mau cheiro, pus e infecções. O carvão ativado serve para combater as bactérias do machucado.

Atenção: antes de aplicar qualquer curativo, é necessário lavar as mãos com água e sabão.

Aproveite esse momento de leitura para dar uma olhadinha nas nossas ofertas desse mês. Clique aqui e confira agora mesmo!