Dia Nacional do Medicamento Genérico: saiba porquê você tem motivos para comemorar - Drogaria Marcelo

Dia Nacional do Medicamento Genérico: saiba porquê você tem motivos para comemorar

Aumente sua imunidade: 5 passos para deixar seu corpo mais protegido
4 de maio de 2020
Três cuidados essenciais para manter a saúde no inverno
4 de junho de 2020
Exibir tudo

Dia Nacional do Medicamento Genérico: saiba porquê você tem motivos para comemorar

Em 1999, o Brasil deu um importante passo em benefício da saúde de toda a população. Naquele ano, o Ministério da Saúde divulgou a Lei 9.787, responsável por criar os medicamentos genéricos e similares que facilitaram o acesso a tratamentos de inúmeras doenças para as famílias brasileiras. Por isso, 20 de maio se tornou um dia dedicado à conscientização sobre a importância dos genéricos.

Mas o que significa esta lei? 

A lei permite que outros laboratórios produzam um medicamento que foi descoberto e patenteado por uma única empresa. Na prática funciona assim: depois de pesquisar e encontrar um medicamento para uma doença, um laboratório faz testes, registra e adquire exclusividade na produção e venda por 10 ou 15 anos, a depender do remédio. Depois deste período, a lei do genérico permite que outras empresas produzam o mesmo medicamento desde que usem o nome do princípio ativo e não o chamado “nome fantasia”, que foi registrado pela marca que primeiro comercializou o produto. Esses medicamentos recebem o “G” na embalagem e são vendidos a preços bem mais baixos que o chamado “medicamento de referência”.

Menor preço, mais acesso

Os medicamentos genéricos se tornaram campeões de vendas. Em 2017, representaram cerca de 65% do total de caixas comercializadas. Não por acaso que os medicamentos genéricos chegam a ser entre 35% a 40% mais baratos do que os de referência, por diversos fatores. O primeiro é que não há o investimento de pesquisa e o desenvolvimento do produto. Sendo assim, esses remédios podem ser fabricados com menor custo e vendidos a preços mais baixos. Além disso, há a concorrência entre os laboratórios para disputar mercado, o que estimula a competição e impacta no valor final. Outra vantagem é a possibilidade de contar com uma rede de farmácias como a Drogaria Marcelo, que se empenha na comercialização desses medicamentos e consegue levar às pessoas preços ainda mais baixos e, assim, dar oportunidade para que todos tenham acesso à medicação e tratamentos adequados.

Segurança e qualidade

O fato de o genérico ter um preço mais baixo não quer dizer que ele tenha menos efeito sobre o nosso corpo. Todos esses medicamentos passam obrigatoriamente por testes de eficácia na Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o órgão regulador que existe para garantir a segurança e a qualidade do uso desses produtos. Para um genérico chegar às prateleiras das farmácias é necessário que ele passe por inspeções iguais a de todos os outros medicamentos. Assim, é possível garantir que eles possuam a mesma ação para o tratamento das doenças.

A cada ano novos genéricos testados e aprovados começam a ser vendidos. Segundo a Anvisa, 126 novos medicamentos foram registrados e passaram a ser comercializados no Brasil só em 2018. Isso significa que a cada ano aumentam as opções para que todos possam cuidar melhor da saúde.