Cuidados com a saúde do seu bebê no verão

Procrastinação: não deixe para amanhã suas resoluções de ano novo
13 de janeiro de 2022
Fevereiro Roxo: Alzheimer, Lúpus e a Fibromialgia são focos da campanha
21 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Cuidados com a saúde do seu bebê no verão

O verão é a estação das férias, sendo sinônimo de diversão e período que ninguém quer perder a chance de aproveitar ao máximo essa época. Para quem tem bebê também é uma oportunidade de oferecer novas experiências e atividades para as crianças, mas para que a alegria não se transforme em preocupação, alguns cuidados são essenciais.

Pensando na saúde do seu bebê e no seu conforto no período mais aguardado do ano, fizemos uma lista de cuidados para que os efeitos do calor não atrapalhem seu descanso e para que o seu verão com o bebê seja o melhor possível!

Bebês também sentem calor!

Antes de qualquer coisa, saiba que os pequeninos são gente como a gente. Então, se o sol já está brilhando forte na praia ou na fazendinha, prefira roupas leves e dê os banhos com temperaturas amenas para que a criança se mantenha fresquinha e confortável.

De olho na hidratação

Com os termômetros lá em cima, a perda de líquidos é mais rápida. Por isso, preste atenção na hidratação. Ofereça constantemente água e sucos, além de frutas como melancia, melão, laranja e outras que ajudam a repor água e sais minerais perdidos com o calor. Para bebês até seis meses, recomenda-se que o leite materno seja a única fonte de alimentação e, por isso, é fundamental que a mamãe também cuide se hidratando. Evite bebidas açucaradas e com cafeína.

Olha o sol!

Apesar de ser a principal fonte de alegria do verão, em excesso o sol também pode ser prejudicial. Então, procure deixar seu bebê curtir nos horários em que os raios solares são mais amenos, sendo o melhor período até às 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde. Além disso, jamais esqueça do protetor solar! No caso dos bebês, há produtos específicos que protegem a pele da criança por mais tempo e são menos alergênicos. Vale a pena também investir em camisetas e chapéus com proteção UVA. Ah, e não se esqueça de que peles mais escuras não dispensam cuidados com o sol.

Troque a roupa molhada

A criança saiu da água? Então, o melhor a fazer é tirar a sunga ou o maiô molhado. Especialmente no caso das meninas, a umidade somada ao calor pode desencadear infecções urinárias.

Passe repelente!

Na praia ou na cidade é comum o aumento do número de pernilongos nesta época do ano. Por isso, escolha um repelente infantil e aplique ao longo do dia para evitar picadas que, além de reações alérgicas, podem atrapalhar o sono das crianças e, consequentemente dos pais. Além disso, repelentes também protegem os bebês das picadas de mosquitos que causam dengue, zika e chicungunha.

Kit de primeiros socorros

Antes de viajar, fale com um médico para saber quais medicamentos você pode utilizar em caso de febre, cólicas e outras ocorrências que podem surgir. Pomadas e/ou cremes vitaminados que protegem de assaduras e brotoejas também são muito úteis. Veja com o pediatra quais as melhores opções para o seu bebê.

Cuidado com a comida

Para bebês e crianças acima de seis meses, é indispensável ter atenção com a comida. Saber a procedência e verificar os cuidados com a higiene antes de servir um quitute para a criança é fundamental. Uma boa opção é preparar uma lancheira antes de ir à praia ou ao parque. Assim, você sabe que os alimentos foram lavados e também pode contar com opções mais saudáveis como frutas e vegetais.