Aumente sua imunidade: 5 passos para deixar seu corpo mais protegido - Drogaria Marcelo

Aumente sua imunidade: 5 passos para deixar seu corpo mais protegido

Dia Mundial da Atividade Física: aproveite para fazer exercícios (mesmo dentro de casa)
6 de abril de 2020
Dia Nacional do Medicamento Genérico: saiba porquê você tem motivos para comemorar
19 de maio de 2020
Exibir tudo

Aumente sua imunidade: 5 passos para deixar seu corpo mais protegido

Imagine que um exército tentando invadir um território. Quanto mais baixos forem os muros e menor o número de guardas em vigilância, mais fácil será para que o inimigo tome conta de tudo. É exatamente este o papel que a imunidade tem em nosso corpo. Ela produz anticorpos, uma espécie de guarda que funciona como defesa contra invasores chamados antígenos. Este exército de antígenos pode ser a causa das mais diferentes doenças, inclusive do novo coronavírus. Por isso é importante manter o sistema imunológico forte para se proteger

Ter uma boa imunidade não é garantia de que você não vai se contaminar ou nunca ficará doente, mas sem dúvida ajudará se prevenir. Confira algumas atitudes que colaboram para turbinar a defesa do seu corpo:

Olha nós de novo aí

Sim, lavar as mãos com frequência é uma das principais defesas para proteger o corpo de invasores. Aliás, antes mesmo daquele cuidado de 20 segundos com água e sabão ou álcool em gel, é importante ter em mente não levar as mãos aos olhos, nariz e boca. A partir daí já é meio caminho andado. Todas essas mucosas do nosso rosto são brechas para que os vírus ultrapasse a barreira de defesa do seu corpo, e suas mãos sejam o meio de transporte. Se cuidar bem deles, já estará colaborando muito com a sua imunidade.

Durma bem!

Essa é uma dica que logo de cara vai agradar a muita gente. Ser bom de cama é uma ótima maneira de proteger seu corpo contra invasores. Mas lembre-se, dormir bem não significa apenas passar horas e horas sonhando. É importante ter uma rotina bem definida de sono, com horários regulares e sem trocar o dia pela noite. Deite-se em um ambiente escuro e evite cutucar o celular ou tomar café quando estiver próximo do horário de dormir.

Mantenha a calma 

Muita gente tem dificuldade com essa parte. A enxurrada de notícias, a falta de liberdade para sair de casa e tantas incertezas tendem a nos deixar muito mais nervosos. O problema é que o estresse enfraquece as defesas do organismo. Então é muito importante cuidar também da sua saúde mental. Tenha momentos de lazer, ouça música, cante, dance e brinque com as crianças, tente se divertir para afastar o estresse e a ansiedade. Uma boa ideia é ter um tempo só para você, mesmo que em casa. Meditar também ajuda, basta começar fechando os olhos e respirando lentamente por alguns minutos.

Mexa-se 

Pois é, ficar parado em cima do sofá é quase inevitável para quem precisa ficar em casa e nesse momento é até uma atitude responsável, mas é importante fazer alguma atividade física, nem que por apenas 10 minutos ao dia. É comprovado pela ciência que exercícios aumentam a imunidade e ajudam a defesa do seu corpo contra doenças. Se você nem imagina por onde começar, confira essas dicas da Drogaria Marcelo para você manter uma rotina de exercícios mesmo em pequenos espaços. Não se esqueça que atividade física também protege seu corpo da obesidade, hipertensão e diabetes que aumentam o risco de contrair e agravar outras doenças, inclusive em relação ao novo coronavírus.

Turbine sua alimentação

Sabemos que o isolamento encurta a distância entre você e a geladeira. Por isso é bom esclarecer: turbinar sua alimentação não significa comer muito ou a toda hora, mas enriquecer as refeições com nutrientes capazes de aumentar a eficiência do seu sistema imunológico. Zinco, vitamina D e vitamina B6 reforçam a proteção do seu organismo e também podem ser encontrados em suplementos que você compra na farmácia. Se

você quer saber quais alimentos podem ajudar nesta luta contra invasores, a Drogaria Marcelo conta com uma lista para você preparar receitas capazes de deixar seu sistema imunológico pronto para a batalha. Só não se esqueça de usar máscara quando for ao mercado ou à feira para comprar os ingredientes.

Atenção à estratégia de fuga

Escapar do ataque dos vírus e bactérias é bom e há muitas formas de se fazer isso, mas com as restrições para sair de casa, muita gente escolhe rotas de fuga que podem comprometer a imunidade. Com a ansiedade batendo à porta, fumantes acabam consumindo mais cigarros que o normal e muita gente também acaba exagerando na bebida por causa da solidão e outros efeitos colaterais do isolamento. Mas tenha calma, lembre-se que uma hora tudo isso vai acabar. Não abuse do cigarro e da bebida porque isso também atrapalha a imunidade do seu organismo, além de aumentar os fatores de risco em caso de uma contaminação.