6 Dicas para começar o ano com muito mais saúde

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6 Dicas para começar o ano com muito mais saúde

Fim de ano é aquele momento em que fazemos um balanço do que foi bom e do que pode melhorar. Neste espírito de recomeço, todos queremos mudar alguma coisa e ninguém duvida de que a saúde é uma prioridade. Mas não basta apenas definir suas metas para o próximo ano. É importante saber como alcançá-las. Neste artigo, você verá algumas dicas para facilitar o seu caminho em direção a uma nova vida, com hábitos novos e muito mais saudáveis.

Dica 1 – Poucas e boas

Fazer resolução de ano novo é um esporte nacional. Todo mundo promete mudar de vida assim que trocar o calendário. Mas, na prática, toda mudança é mais difícil do que parece. Então, o melhor a fazer é estipular metas realistas. Em vez de fazer uma lista longa com tudo que você gostaria de mudar, faça prioridades. Reflita sobre aquelas que são mais importantes, como: parar de fumar, praticar atividade física, se alimentar melhor e se concentre em realizá-las.

Dica 2 – Tenha paciência com você

Toda mudança de comportamento leva um tempo. São poucas as pessoas que conseguem virar a chave e alterar um hábito que estava cristalizado em sua rotina. Por isso, tenha em mente que tudo é um processo. Quanto mais difícil for o costume que você quer adquirir e deixar para trás, mais tempo vai levar. Coloque metas intermediárias até você alcançar o ideal. Por exemplo, se você decidiu que não vai mais comer produtos industrializados, comece reduzindo a quantidade até que você se habitue com a nova realidade e chegue ao ponto que essa mudança se torne algo natural em seu dia a dia.

Dica 3 – Alimentação

Como já falamos sobre a estratégia para mudar sua rotina, chegou a hora de falar das prioridades, e certamente, melhorar a alimentação é uma tarefa necessária para a maioria das pessoas. Por isso, listamos alguns hábitos que podem ajudar neste caminho: tomar mais água ao longo do dia (especialmente porque o ano começa no verão); comer mais frutas (no café da manhã e entre as refeições); reduzir o consumo de produtos industrializados (comece eliminando qualquer um desses itens: salgadinhos de pacote, bolacha recheada, macarrão instantâneo, refrigerantes); ingerir menos cafeína e doces; comer menos frituras.

Dica 4 – Check-up

Outra resolução campeã nesta época é começar a praticar uma atividade física. Se você já decidiu que essa é sua meta, parabéns! Mas antes, lembre-se de marcar uma consulta com seu médico para saber se está tudo certo com seu corpo e se você está bem para começar a praticar exercícios.

Dica 5 – Atividade Física

Agora, sim. Depois que você conseguir a liberação do médico é hora de criar uma nova rotina. Mas lembre-se, iniciar uma atividade física não é difícil, principalmente porque no começo os resultados aparecem mais rápido. O importante é que você tenha disciplina para não começar e parar logo depois. Então, vá com calma e descubra uma prática que você realmente gosta. Teste diferentes atividades como caminhada, corrida, musculação, natação e por aí vai. Quando você entender qual funciona melhor para o seu perfil, comece a praticar por um ou dois dias na semana e vá aumentando aos poucos. Quando o exercício físico se incorporar ao seu dia a dia, você não vai querer parar mais.

Dica 6 – Saúde mental

Mente sã, corpo são. A máxima não existe por acaso e nunca se falou tanto sobre a importância da saúde mental como nos últimos tempos de pandemia. Então, procure ter alguns cuidados que protejam sua mente como não se cobrar em excesso (inclusive com suas resoluções de ano novo); busque o equilíbrio entre trabalho e sua vida pessoal; converse bastante: exponha suas dores e emoções, fale com amigos e familiares, não guarde seus sentimentos só para você. Ah, e tente praticar meditação, já que é uma excelente atividade para se acalmar, controlar a ansiedade e melhorar a saúde da sua mente.