4 dicas para cuidar da pele no verão - Drogaria Marcelo

4 dicas para cuidar da pele no verão

Dicas para curtir o verão com muita saúde
15 de dezembro de 2020
Exibir tudo

4 dicas para cuidar da pele no verão

4 dicas para manter a pele sempre saudável

Um novo ano chegou, mas o verão está só começando. Esta época do ano pede alguns cuidados extras com aquele que é o maior órgão do seu corpo: a pele. Pensando nisso, a Drogaria Marcelo separou quatro dicas que garantem proteção durante a estação mais quente.

Protetor solar sempre

Nada ficará melhor na sua pele aos 50 anos, do que o protetor solar que você usou aos 20. Esta é a melhor definição sobre a importância de usar protetor em todas as peles e em todas as idades, principalmente nas áreas mais expostas ao sol, como o rosto e as mãos. Não se esqueça também de reaplicar o protetor solar se você suar bastante, ou se tomar banho de mar e piscina. Na hora de comprar o seu protetor solar, escolha no mínimo um filtro solar com o fator de proteção 30 e passe na pele fazendo movimentos leves e uniformes para a proteção ser completa e sem marcas.

Não deixe o protetor solar fazer tudo sozinho

Além do protetor solar, você também deve apostar em sabonetes e loções hidratantes que ajudam a recuperar a pele depois de passar o dia ao sol. Outro cuidado importante é ter atenção aos horários. Lembre-se de que das 10h às 16h, o sol está em seu nível máximo de radiação (aquele que mais queima a pele), e se você pretende se expor, peça o reforço de um chapéu e de óculos de sol. Tenha cautela ao manusear frutas cítricas, como limão e laranja; elas podem provocar queimaduras e escurecimento da pele depois de tomar sol. Por isso, depois de mexer com esses tipos de alimentos, sempre lave as mãos com água e sabão.

Alimentação que ajuda a proteger a pele

Como acontece com todo o nosso corpo, a pele também pode se beneficiar de uma alimentação equilibrada. Beber muito líquido hidrata o corpo e ajuda a manter a sua pele saudável. Água mineral, sucos e água de coco são as melhores opções para os dias quentes de verão. Além disso, alguns alimentos também possuem propriedades que aumentam a proteção solar da sua pele. Então, invista em receitas nutritivas e prepare lanches que levem vegetais e frutas, como: cenoura, mamão, beterraba, abóbora, maçã e tomate.

Atenção aos sinais

Durante o verão também é comum que a pele fique mais exposta a outros tipos de ameaças. Se você notar manchas brancas, coceiras, brotoejas ou descamação em algum lugar do seu corpo, o melhor a fazer é procurar um dermatologista. Estes sinais podem ser indícios de micoses ou dermatites típicas do verão. Na maioria das vezes, as micoses aparecem em regiões de dobras no corpo, onde ficam mais quentes e você costuma transpirar mais. Evitar que o corpo fique molhado por muito tempo é uma boa dica, assim como usar talco para reduzir a umidade dos pés ajuda a evitar as indesejadas frieiras.